Xinguara: Adhemar Torres é homenageado pelo Tribunal de Justiça com a Ordem do Mérito Judiciário

O presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Pará (Anoreg-PA), Adhemar Pereira Torres, foi homenageado nesta sexta-feira (15) pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJPA), com a medalha da Ordem do Mérito Judiciário, no grau de Comendador. Adhemar Torres, que é também o tabelião do Cartório do Único Ofício de Xinguara, no sul do Pará, foi uma das 32 personalidades agraciadas com a comenda, pelo Tribunal.

Todos os homenageados tiveram seus nomes aprovados à unanimidade pelos membros do Conselho da Ordem do Mérito Judiciário Paraense. A outorga é dividida nos seguintes graus: Grão Cruz, Grande Oficial TJPA, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

As medalhas homenagearam magistrados, servidores, técnicos, militares, personalidades e autoridades que se tornaram referência para o Poder Judiciário do Pará. A cerimônia foi coordenada pelo presidente da Corte, desembargador Ricardo Ferreira Nunes, e aconteceu às 10h no Plenário Desembargador Oswaldo Pojucan Tavares, localizado no edifício-sede do TJPA.

A homenagem ao presidente da Anoreg, Adhemar Torres, pelo TJPA, reconhecendo o trabalho prestado por ele à Justiça e à população do Estado do Pará, teve grande repercussão em Xinguara, cidade onde reside e trabalha. O prefeito do município, Osvaldo Assunção, prestigiou a solenidade no Tribunal e manifestou sua satisfação pelo reconhecimento ao amigo. “Em nome do povo de Xinguara, eu quero parabenizar o Dr. Adhemar. Esse é o reconhecimento do grande trabalho prestado por ele ao nosso município e a todo o Estado do Pará. É uma homenagem justa a quem de fato trabalha e faz a diferença em prol da população”, disse o gestor de Xinguara.

O prefeito de Água Azul do Norte, Renan Lopes Souto, afirmou que o dia 15 de dezembro de 2017 ficará marcado para todos os amigos do homenageado. “É o resultado do grande trabalho que o Dr. Adhemar vem desempenhando há décadas pelos municípios de Xinguara, Água Azul, Sapucaia e por todo o Estado. Quem trabalha deve ser reconhecido e nós, de Água Azul do Norte, nos unimos ao Tribunal de Justiça do Pará para reconhecer e agradecer a esse grande amigo pelos inestimáveis serviços prestados à comunidade”, disse o prefeito.

O presidente da Câmara Municipal de Xinguara, vereador Adair Marinho, também enalteceu o trabalho de Adhemar Torres e falou sobre o que representa a homenagem feita pelo TJPA. “A comenda concedida pelo Tribunal é o reconhecimento a alguém que nunca mediu esforços para trabalhar pelas causas sociais. Nós, xinguarenses, somos muito gratos à pessoa do Dr. Adhemar pelos relevantes serviços prestados por ele à nossa cidade, à região e a todo o Estado do Pará”, disse.

O presidente da subseção local da OAB, Cícero Sales da Silva lembrou a importância do trabalho e da pessoa do homenageado para a região, através dos serviços prestados por seu cartório. “O Dr. Adhemar Torres é um grande parceiro da OAB Xinguara, sempre apoiando ações que venham beneficiar a defesa da sociedade. Essa homenagem que o Tribunal de Justiça hoje faz nada mais é do que o reconhecimento e a consolidação de seu trabalho realizado” falou Sales.

Hander Lima, presidente da Associação Comercial de Xinguara, também falou ao Blog sobre a homenagem. “Nós, da Associação Comercial de Xinguara, ficamos muito alegres por esse reconhecimento ao nosso amigo Adhemar Torres. É um título merecido, por sua trajetória e pelo serviço prestado à nossa cidade”, afirmou.

O procurador da Câmara Municipal de Marabá, Valdinar Monteiro de Souza, que é amigo do homenageado e durante muitos anos residiu em Xinguara, também enviou suas congratulações a Torres. “Saber que o meu amigo e colega de profissão, como operador do Direito, está sendo homenageado pelo Tribunal de Justiça do Estado é para mim motivo de muita alegria. O Dr. Adhemar é uma pessoa muito importante para Xinguara e região e sua escolha para receber a medalha da Ordem do Mérito Judiciário é uma medida mais do que justa tomada pelo Tribunal”, disse.

Valdinar Monteiro lembrou também que o alcance do trabalho desenvolvido por Adhemar Torres extrapola as fronteiras da região e até do Estado. “Ele é uma figura proeminente na Associação Nacional dos Notários e Registradores do Brasil, sendo hoje o presidente da entidade no Estado, desempenhando um papel de grande importância que se destaca não somente na região, mas até em nível nacional”, afirmou.

Para Clécio Witeck, ex-deputado estadual e atual gerente regional da Adepará em Xinguara, Adhemar Pereira Torres é um homem à frente de seu tempo. “Pelo seu conhecimento na área do Direito e pela enorme quantidade de amigos que fez ao longo do tempo, não só em Xinguara e região, mas em todo o Estado do Pará. É um homem exemplar, a quem Xinguara e a região devem muito, pela sua simplicidade e pela amizade que cultiva com as pessoas”, afirmou.

Outro que não poupou elogios ao homenageado foi o funcionário público e assessor de Planejamento da Prefeitura de Xinguara, Renato Gomes Soares. Para ele, no momento que o TJPA concede a medalha da Ordem do Mérito Judiciário a Adhemar Pereira Torres, está fazendo o que todos os amigos gostariam de fazer. “É um reconhecimento do valor, da importância, da grandeza e do que de melhor o Dr. Adhemar representa para o povo do sul do Pará. Juntos com o Tribunal, nós aplaudimos esse grande amigo, digno de ser agraciado porque a história desse grande homem lhe dá os méritos pelo título que ora recebe”, falou.

O jornalista Moraes Filho, editor do jornal Manancial de Carajás, declarou que Adhemar Torres se destaca em Xinguara, não somente pelo trabalho exercido através do cartório e da Anoreg, mas também pelas ações de apoio à cultura e tradições do município. “Ele tem um grande trabalho em favor da cultura, das tradições e do bem-estar da sociedade desta região, através das parcerias firmadas com prefeituras, Câmaras Municipais, entidades comunitárias e igrejas. Além de competente operador do Direito, é um excelente conselheiro, amigo, companheiro e parceiro da Imprensa regional”, afirmou o jornalista.

De Brasília, onde se encontra em tratamento de saúde, o também jornalista e radialista Edmar Brito, ex-vereador de Xinguara, enviou um áudio de congratulações a Adhemar Torres. Brito disse que o Tribunal está homenageando uma pessoa que de fato merece, pela longa folha de serviços prestados ao Estado do Pará. “Gostaria de estar em Xinguara para abraçar esse grande amigo, companheiro, parceiro de todos os momentos. Mas, daqui de Brasília, envio meu abraço de alegria por saber que o trabalho e o exemplo de vida do Dr. Adhemar estão sendo reconhecidos, merecidamente, por meio dessa comenda do Tribunal de Justiça”, afirmou.

O presidente da Associação de Homens de Negócio do Evangelho Pleno (Adhonep), o contabilista Márcio Freitas, também fez questão de manifestar seu contentamento e da entidade que representa pelo título concedido pelo Tribunal de Justiça ao presidente da Anoreg. “É um reconhecimento merecido a uma pessoa de reputação ilibada em nosso município. Quero parabenizar ao Dr. Adhemar e pedir que Deus continue abençoando a ele e à sua família, para que possa prosseguir trabalhando e engrandecendo cada vez mais o nome de Xinguara e do Estado do Pará”.

O empresário Amarildo Paulino da Silva também está entre as muitas pessoas que manifestaram apreço pelo homenageado. “O Dr. Adhemar é um líder aqui na nossa cidade, com grandes serviços prestados ao Estado. Um homem sincero, honesto, que tem prestado relevantes serviços à comunidade, buscando apoiar com orientação jurídica as pessoas mais humildes. Todos nós ficamos muito felizes em ver o Tribunal reconhecendo a pessoa dele, o seu trabalho e tudo o que ele representa para Xinguara, Água Azul, Sapucaia e para todo o Estado do Pará”, salientou.

Quem é Adhemar Torres

Adhemar Pereira Torres é natural de Itaporã, norte do Tocantins, quando a cidade ainda pertencia a Goiás, antes da divisão do Estado. Chegou ao Pará, mais precisamente em Conceição do Araguaia, em 1969.

Formado em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA), na turma de 1981, foi o fundador da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no sul do Pará, tendo sido o primeiro presidente da subseção de Conceição do Araguaia, função na qual permaneceu por mais um mandato consecutivo.

É pós-graduado em Direito Civil pela Faculdade Anhanguera, de Goiânia (GO) e pós-graduando em Processo Civil, do Trabalho e Previdenciário pelo Cesupa Belém, na turma presencial de Xinguara.

Adhemar Torres é casado com a bibliotecária Yolanda Toshiko Ohashi Torres. O casal tem três filhas: Inêz Ohashi Torres Ayres, médica com especialização em cirurgia vascular, casada com o médico pneumologista Pedro Paulo Ayres, pais da Isabel, a única neta; Verônica Ohashi Torres, médica patologista; e Ligia Ohashi Torres, analista do TJPA e casada com o advogado Saulo Coelho Cavaleiro de Macedo Pereira.

FONTE: BLOGDOJOÃOCARLOS

http://xinguaraativa.com.br/wp-content/uploads/2017/12/Adhemar.jpghttp://xinguaraativa.com.br/wp-content/uploads/2017/12/Adhemar-150x150.jpgGesiel TeixeiraAtualidadesDestaquesHomenagemJustiçaXinguaraAdhemar Torres é homenageado pelo Tribunal de Justiça com a Ordem do Mérito Judiciário,xinguara
O presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Pará (Anoreg-PA), Adhemar Pereira Torres, foi homenageado nesta sexta-feira (15) pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJPA), com a medalha da Ordem do Mérito Judiciário, no grau de Comendador. Adhemar Torres, que é também o tabelião do Cartório do...
Compartilhe: Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn