Pará deve ter muita chuva e 'friozinho' nos próximos meses (Foto: Maycon Nunes/Diário do Pará)

Melhor não esquecer da sombrinha ao sair de casa. Previsão é de muita chuva até o mês de abril. (Foto: Maycon Nunes/Diário do Pará)

Os paraenses podem desenterrar o casaquinho do armário e deixar a mão, ao lado da sombrinha e da capa de chuva. 2018 começou mostrando que o inverno amazônico chegou com força e está dominando o clima no Estado. E é melhor se preparar: a previsão é que as próximas semanas sejam de temperatura mais baixa e muita água.

“O período chuvoso chegou ainda em dezembro, e deverá continuar até abril. O que se espera nas próximas semanas é muita chuva”, afirma Sidney Abreu, do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). “Segundo nossas previsões, é esperado para o final de semana acumulados de chuvas entre 25 ml e 30 ml, valores altos. No geral, as próximas semanas devem manter esse clima”.

Ainda de acordo com o metereologista, um fator determinante é o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ITCZ, da sigla em inglês), área de encontro dos ventos originários dos hemisférios norte e sul, que ainda está se posicionando sobre a linha do Equador.

“É um sistema de grande escala, e que deverá fazer com que a configuração de nuvens se apresente de forma mais intensa, deixando o céu encoberto. Com isso, os raios solares são obstruídos, não chegando com intensidade no solo, deixando a temperatura mais amena”, continuou Sidney. “Podemos esperar temperaturas em torno de 22°C, 21°C por diversas horas do dia”.

Ainda de acordo com o profissional, a previsão é que nenhuma área do Estado escape das chuvas de inverno. “Em janeiro, a região da calha norte, Marajó, litoral (próximo à Salinópolis) e a faixa descendo pelo leste, até próximo de Marabá, deverão ter chuvas dentro da média. Já para a Região Metropolitana e o resto do Estado, se espera um volume ainda maior”.

(Gustavo Dutra/DOL)

http://xinguaraativa.com.br/wp-content/uploads/2018/01/destaque-478756-rr.jpghttp://xinguaraativa.com.br/wp-content/uploads/2018/01/destaque-478756-rr-150x150.jpgGesiel TeixeiraAtualidadesClimaDestaquesParáPará deve ter muita chuva e 'friozinho' nos próximos meses
Os paraenses podem desenterrar o casaquinho do armário e deixar a mão, ao lado da sombrinha e da capa de chuva. 2018 começou mostrando que o inverno amazônico chegou com força e está dominando o clima no Estado. E é melhor se preparar: a previsão é que as próximas...
Compartilhe: Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn