111959_med640

O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta quarta-feira (5) o edital para a seleção de propostas de funcionamento de cursos de medicina em três municípios do país, incluindo Tucuruí, no sudeste paraense. O documento é voltado para as mantenedoras de instituições de educação superior do sistema federal de ensino.

Além da cidade paraense, também estão no edital os municípios de Limeira, em São Paulo, e Ijuí, no Rio Grande do Sul. As interessadas poderão se inscrever para apenas um dos três municípios. O cadastro poderá ser feito até 19 de julho, no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec).

O edital prevê que o curso em Tucuruí tenha 50 vagas para o curso de graduação. As propostas analisadas para as mantedoras passarão por análise de admissibilidade; da capacidade econômico-financeira; de mérito das propostas; e da experiência regulatória, que inclui a verificação qualidade institucional da IES e seus cursos, além da experiência na oferta de cursos de graduação e pós-graduação na área de saúde.

No último edital lançado neste sentido, o município de Tucuruí e Limeira não tiveram propostas, enquanto que a matedoura vencedora em Ijuí desistiu do processo. O chamamento do MEC para a criação de novos cursos de medicina acontece dentro do programa Mais Médicos,selecionand municípios a partir de critérios que levam em consideração a relevância e a necessidade social da oferta do curso de medicina e a estrutura de equipamentos públicos.

Ao fim do processo, o município de Turucuí deverá se comprometer a oferecer à instituição de ensino superior vencedora a estrutura da rede pública de saúde para a implantação e funcionamento de novo curso de graduação em medicina, que deverá incluir programas de residência médica nas modalidades de Medicina Geral de Família e Comunidade.

O edital está disponível online.

(Com informações do MEC)

http://xinguaraativa.com.br/wp-content/uploads/2017/07/111959_med640.jpghttp://xinguaraativa.com.br/wp-content/uploads/2017/07/111959_med640-150x150.jpgGesiel TeixeiraDestaquesEducaçãoParáMEC quer criar curso de medicina em Tucuruí
O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta quarta-feira (5) o edital para a seleção de propostas de funcionamento de cursos de medicina em três municípios do país, incluindo Tucuruí, no sudeste paraense. O documento é voltado para as mantenedoras de instituições de educação superior do sistema federal de ensino. Além...
Compartilhe: Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn