A chuva intensa que atingiu Xinguara, região sul do Pará, na última terça-feira (6) chegou a 154 mm e deixou várias áreas da cidade alagada e diversas famílias desalojadas. Com isso, o prefeito do município, Osvaldinho Assunção, decretou situação de emergência na cidade. O decreto foi publicado nesta quarta-feira (07).

O Decreto de Situação de Emergência  foi entregue em Brasília  à Defesa Civil Nacional na manhã desta quarta-feira. A secretária de Saúde, Janaina Pereira e o secretário de Educação de Xinguara, Vilmones da Silva estiveram reunidos com Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Newton Ramlow.

Segundo o decreto municipal, cerda de 160 munícipes ficaram desalojados em decorrência das chuvas. A intensidade  da chuva  também comprometeu a malha viária rural e diversas pontes, ocasionando a suspensão temporária das aulas nas escolas municipais da Zona Rural, afetando cerca de 1.500 alunos.

Outro fator  que contribuiu para a situação de emergência é o risco constante de proliferação do mosquito Aedes Aegypti.  O último Levantamento  Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (Lira)   apontou que o índice de infestação da larva do  mosquito na cidade  atingiu 4, 9, resultado que  deixa a cidade em alerta para um surto.,

O acesso para a cidade através da BR 155 também foi prejudicado, o trecho da rodovia entre as cidades de Xinguara e Rio Maria cedeu interditando o tráfego no local. Equipes do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) já recuperaram provisoriamente parte da via liberando parcialmente o trânsito no local.

De acordo com o INMET – PA (Instituto Nacional de Meteorologia)  em Xinguara  já choveu desde o início do mês 93% do que é esperado para fevereiro, onde 42% ocorreu no dia 06 (terça-feira) até as 16 horas. De acordo com a Previsão Probabilística do INMET a região pode apresentar um superavit de chuva para o trimestre de Fevereiro – Março – Abril entre 50 a 100mm.

“Nós estamos atentos às questões climáticas e com as equipes da Prefeitura e Defesa Civil nos pontos críticos buscando ajudar as famílias e recuperar os danos na medida do possível” afirmou Jimmy Brito, coordenador da Defesa Civil de Xinguara.

http://xinguaraativa.com.br/wp-content/uploads/2018/02/chuva-ok.jpghttp://xinguaraativa.com.br/wp-content/uploads/2018/02/chuva-ok-150x150.jpgGesiel TeixeiraClimaDestaquesMeio AmbienteXinguaraApós chuvas,Prefeitura de Xinguara decreta Situação de Emergência
A chuva intensa que atingiu Xinguara, região sul do Pará, na última terça-feira (6) chegou a 154 mm e deixou várias áreas da cidade alagada e diversas famílias desalojadas. Com isso, o prefeito do município, Osvaldinho Assunção, decretou situação de emergência na cidade. O decreto foi publicado nesta quarta-feira...
Compartilhe: Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn